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Desde os primórdios da AudIn
 

 

 

 

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Histórico

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Os primórdios da AudIn remontam-se à Portaria GR no. 546, de 30/11/2006, onde o Reitor da UFSCar designou uma Comissão para instalação da “Auditoria Interna” na Universidade Federal de São Carlos por força do Decreto no. 3.591, de 06 de setembro de 2000 (alterado pelos Decretos no. 4.304/2002 e 4.440/2002), que dispõe a respeito do Sistema de Controle interno do Poder Executivo Federal e a vinculação da Auditoria Interna, sua sujeição à orientação normativa e supervisão técnica do órgão central, ou seja, a Controladoria Geral da União – CGU (Art. 8, inciso I, do mesmo decreto).

No dia 29/08/2008, o Conselho Universitário da Universidade Federal de São Carlos (ConsUni-UFSCar) em sua 169ª reunião ordinária aprovou na Resolução ConsUni no. 615, de 29 de agosto de 2008 a criação da Auditoria Interna na UFSCar.

Em 19/09/2008, a Portaria GR no. 1052/08 cria oficialmente a Auditoria Interna na UFSCar, mas condicionando sua implantação à obtenção de recursos humanos específicos para a AudIn.

Finalmente, para o início das atividades da AudIn era necessário um Regimento Interno fato deliberado pelo ConsUni em sua 171ª reunião ordinária, realizada em 17/10/2008, que  constituiu  uma comissão com o objetivo de elaborar proposta de regimento interno para a Auditoria Interna. Comissão composta pelos seguintes servidores: Patrícia Ruy Vieira, Antonio Generoso Alonso e Antonio Carlos Lopes da Silva.

Em 11 de dezembro de 2009, foi aprovado o Regimento da Auditoria Interna da UFSCar através da Resolução ConsUni no. 664, bem como, nesta mesma data, a Resolução ConsUni no. 665, homologou a indicação da Senhora Wania Maria Recchia como Coordenadora da Auditoria Interna da UFSCar.

Em 20 de novembro de 2014, o Conselho Universitário, através da Resolução  ConsUni nº 788, de 20 de novembro de 2014  alterou e atualizou o Regimento da Auditoria Interna. 

Portanto, após ser instituída a Auditoria Interna e elaborado e aprovado seu Regimento Interno, a AudIn iniciou seus trabalhos e estudos para a sua estruturação com apenas 01 (um) servidor sem espaço físico definido, na época usava-se o espaço cedido pelo Departamento de Contabilidade.

Somente no final do ano de 2010 optou-se por utilizar “provisoriamente” uma sala emprestada à ProPQ onde mal cabiam 02 (duas) mesas num espaço limitado onde era previsto  um servidor e a contratação de um estagiário.

Em dezembro de 2015, finalmente, a AudIn foi transferida para uma sala (ainda provisória) situada no prédio Anexo junto ao edifício da Reitoria no Campus São Carlos. 

Atualmente a “nova” Auditoria Interna deve ser reconhecida como uma entidade de referência na esfera do serviço público federal, aprimorando cada vez mais seus processos e serviços, de forma ética, visando a excelência do controle interno como instrumento de gestão governamental.

 

 

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