UFSCar ocupa primeiro lugar em ranking de acesso à informação das universidades federais brasileira

Ranking realizado por jornalista da Unesp mostra a UFSCar em primeiro lugar em ranking de acesso à informação das universidades federais brasileiras

Uma pesquisa realizada pelo pesquisador e jornalista Cristiano Alvarenga, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostra a UFSCar em primeiro lugar em ranking de acesso à informação das universidades federais brasileiras. O ranking foi realizado por Alvarenga e dá continuidade à pesquisa iniciada no curso de mestrado em Comunicação da Unesp, intitulada “Gestão da comunicação das Universidades Federais: mapeamento das ações e omissões”.  Para classificar as universidades com o melhor atendimento, a pesquisa considerou três critérios: respostas aos pedidos de informação; prorrogações de prazo; e tempo de resposta (dias/média). Segundo Alvarenga, o intuito foi apresentar um quadro geral de atendimento do Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) nas universidades federais.

Segundo os critérios estabelecidos, a UFSCar alcançou o melhor índice de atendimento no SIC em 2015. A Universidade respondeu todos os 119 pedidos de informação recebidos no ano, não prorrogou o prazo de nenhum pedido e o tempo de resposta foi em média de 9,35 dias. Para Dalila Teixeira Lopes, servidora vinculada ao SIC da UFSCar no período da pesquisa, esse resultado representa o compromisso que a Universidade tem com o cidadão no que tange à transparência das informações. “Entendemos que a população em geral, tanto interna quanto externa à Universidade, tem o direito ao acesso pleno às informações públicas. Esse resultado positivo é fruto da conscientização em relação à importância desse serviço e da colaboração dos servidores de todas as unidades administrativas e acadêmicas envolvidas no atendimento às demandas registradas no sistema e-SIC”, ressalta.

Luzia Sigoli Fernandes Costa, Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da UFSCar e docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI), aponta que a transparência institucional sempre esteve em pauta na UFSCar. “Por meio de ações recentes, a Instituição vem intensificando a transparência ativa, com a finalidade de tornar públicas as informações antes mesmo de seu requerimento pelo cidadão. Dentre essas ações estão a criação do Repositório Institucional da UFSCar e a construção da Carta de Serviços ao Cidadão. Além disso, a SPDI vem atualizando constantemente seu site e incorporando novas informações institucionais”, afirma.